sábado, 22 de novembro de 2008

Alguém nos salve da Mídia!


Estava hoje conversando com meu nobre CÚnhado, quando nos deparamos com uma questão; Como acreditar na mídia?
Pode parecer estranho pra você, caro leitor, mas pare e reflita um instante.
Sempre vemos nos noticiários das TVs, nas propagandas, nas novelas, nos filmes, imagens carregadas de ideologias. Congelados no sofá, em frente da 'telinha', entramos em um processo alienante, imperceptível. Não quero enfocar aqui os comerciais publicitários que nos levam a comprar e gastar nosso precioso dinheirinho com futilidadese objetos que somente vão ocupar espaços nas gavetas, mas sim a manipulação do pensamento, a seleção de informações, o deturpamento de fatos, e a nossa consequente ludibriação. Ao tomar consciência disso, nos perguntamos: "Em quem acreditar?"
Onde conseguir informações verídicas, sem filtragens e modificações? Como fugir das linhas que nos prendem, e deixar o posto de marionetes? Conhecimento? Senso crítico? Maior leitura? Será mesmo possível?!
Importante destacar outros questionamentos, como QUEM controla as informações? A QUEM isso favorece? E o pior, QUEM PAGA POR ISSO?
Não quero aqui chateá-los com uma retórica prepotente e ambiciosa, que fatalmente não chegará a lugar algum. Por isso deixarei esses questionamentos acima sem respostas, cabendo a você, amigo leitor, procurar por si mesmo sua verdade. Se chegar a algum lugar, terei o maior prazer em atendê-lo!

Um comentário:

Laryy disse...

"O négocio é não acreditar no sistema, mano" brincadeirinha!
Vc ta certo Mu! Otimo post!