terça-feira, 17 de março de 2009

O Pão de Queijo


Receita do pão de queijo:
-4 copos (americano) de polvilho
-3 copos (americano) de queijo ralado
-2 copos (americano) de água
-1 copo (americano) de óleo
-1 colher (sopa) rasa de sal
-6 ovos inteiros
Coloque o polvilho em uma vasilha. Ferva a água, o óleo e o sal edespeje por cima do polvilho. Misture até amornar. Acrescente oqueijo e misture. Vá colocando os ovos um a um até o ponto deenrolar. Asse em forno médio até corar.
Fonte: Minha Vó.
Características:
O pão de queijo é uma receita típica do estado brasileiro de Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950.

Ingredientes principais
Consiste basicamente em um biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, leite, banha de porco, óleo vegetal e queijo de leite de vaca, de consistência macia e elástica. Empresas brasileiras fabricam e exportam pães de queijo congelados para a Europa, América Latina, EUA, Japão, entre outros lugares.
Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito - bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos.
O pão de queijo é feito à base de polvilho de mandioca.
A gordura - banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina - funciona como um lubrificante molecular, contribuindo para a textura elástica da massa.
O ovo contribui com a cor e seu sabor.
O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponiblidade. Os mais utilizados são muçarela, parmesão, sendo os mais tradicionais o queijo minas curado e queijo minas padrão. O queijo dá o sabor típico do pão de queijo, daí seu nome.
Pão de queijo em outros países
Na Colômbia, um produto muito similar ao pão de queijo, exceto pelo formato mais tradicional (achatado), é o pan de bono ou pandebono. Assim como o pão de queijo, o pandebono possui textura esponjosa, de baixa densidade, e que endurece em pouco tempo, características que se atribuem ao polvilho azedo, conhecido no país como almidón de yuca fermentado e que é obtido em um processo idêntico ao empregado no Brasil. O Paraguai e a província argentina das Missiones também possuem uma variação do pão de queijo, denominada chipá.
Na Rússia se encontra também um produto quase idêntico ao pão-de-queijo brasileiro.
Fonte: Wikipédia.

Um comentário:

Viviane Ruani disse...

*.* Pão de queeeijo.Deu ate fome vendo esse post doiausdoaisudasudasud