terça-feira, 21 de julho de 2009

Do Caos à ordem, da Ordem ao Caos

É caros leitores, passei por dias de ostra! Como acontece em todo inverno, entrei em estado de "hibernação", trancado no meu quarto sem vontade de fazer nada, lamentando fatos e perdas, e esperando chegar setembro, quando as coisas começarão a melhorar. Pode parecer bobagem, mas nos últimos anos a história tem se repetido, e eu fico "deprê" no meio do ano, melhorando no final e continuando feliz até o outono do próximo.
Dessa vez devido a relacionamentos pessoais, perdi a vontade das coisas e desandei. Porém, isso me deu uma luz para enxergar a "ordem das coisas", de como os acontecimentos decorrem na nossa vida e na história do mundo. De acordo com uma teoria (ou lenda, para os céticos), antes do universo existia somente o caos, uma desordem plena. Daí foi surgindo organização, constituições simples que agrupadas iam formando outras cada vez mais complexas, até a aparição das formas vivas. Pois bem, outras teorias apontam os fatos daí para frente, apontando um caminho inverso, da construção para a descontrução, da forma para a deformação, da ordem ao caos.
Ora, não vim aqui para discutir com vocês teorias, geologia, astronomia ou Nostradamus. Simplesmente uso esse modelo para estabelecer um paralelo com nossas vidas, sobre a forma como algo surge, tumultua e desaparece, mantendo uma aparente ordem cíclica. Pense por exemplo, no seu penúltimo relacionamento. Provavelmente você estava mal. Ou com traumas de apegos anteriores, ou amargando uma profunda solidão, dentro de um mar de sentimentos confusos, parecendo nunca ter fim. Pois finalmente você conhece aquela pessoa, seu mundo volta a girar, seu coração volta a bater, as engranagens voltam a trabalhar.
Mas após brigas, discussões, traições e coisas do gênero, a relação se desgasta, e você volta ao caos, para depois se encontrar numa outra estrutura.
Agora pense que isso acontece em praticamente toda relação humana, em ciclos biológicos (dinossauros que nos digam), na economia e até nos times de futebol.
"Poxa Murilo, que constatação mais imbecil". Sei que e essa será a frase pensada por muitos leitores, mas ela faz parte daqueles inúmeros detalhes da vida que a gente acha que conhece, mas nunca se deu conta. Frases batidas como "o mundo dá voltas", "um dia após o outro", entre outras mais, não deixam de ter razão. Aproveitar os bons ventos e encontrar oportunidade em meio a crise é o espirito motor dessa aventura chamada viver!

Se a ordem antiga que virou caos só me faz mal, vou me reencontrar em um sorriso sincero! ;) (e isso só leitores mais próximos entenderão)

Um comentário:

Unknown disse...

poxa muh,esta constatação não é nada imbecil, eu amei '-'...muito inteligente *-*