Texto extraído do blog http://talodabrabera.blogspot.com/
Saudações.
No dia 4 de Junho de 2009 a bancada ruralista do Senado aprovou a Medida Provisória 458, a MP da Grilagem (que permitiria, entre outras desgraças ambientais, que 80% das terras públicas apropriadas irregularmente, o equivalente a 67 milhões de hectares, fossem privatizadas). A MP seguiu, então, para o presidente Lula para a devida aprovação ou veto.
Transcrevo agora, abaixo, um email que recebi do tovarish brabera Joe Unabomber sobre a atual situação dessa MP.
"Conseguimos!
Semana passada o Presidente Lula vetou duas das três provisões da MP 458 que nós pedimos! 14.000 pessoas ligaram para o Gabinete Presidencial e 25.000 pessoas enviaram mensagens por email pedindo para ele salvar a Amazônia da privatização – e ele ouviu. Agora, somente pessoas que moram nas terras e não empresas, poderão ter suas terras regularizadas pelo governo.
Na semana anterior o Presidente discursou para um grupo de fazendeiros no Mato Grosso dizendo que desmatadores não são “bandidos” e as ONGs são “mentirosas”. A mídia já estava anunciando que o Lula ficaria do lado dos “ruralistas”, porém nossa mobilização massiva nos últimos momentos antes do prazo para veto, influenciou a sua decisão -- a opinião pública superou a influência política do agronegócio que queria proteger os seus interesses. A Senadora Marina Silva nos enviou uma mensagem confirmando a importância da nossa participação:
“A participação da sociedade civil foi fundamental para que o Presidente Lula encontrasse respaldo popular para vetar o Artigo 7º e parte do Artigo 8º da MP 458. A atuação da Avaaz e sua rede de colaboradores nesse processo foi importante para essa conquista. Agora devemos exigir a participação e o controle popular na execução da regularização fundiária.”
Este foi um passo importante para a Amazônia e o clima global. Agora, nós temos que garantir que o processo de regularização seja feito de forma transparente, sem corrupção ou violência. Teremos que estar atentos a todos os passos do processo para garantir que os discursos internacionais do Presidente Lula sejam compatíveis com as políticas ambientais nacionais, protegendo a Amazônia e não o agronegócio. Clique o link para assinar a carta para o Lula, pedindo que a MP seja implementada de forma adequada com mecanismos de monitoramento da sociedade civil. A carta será entregue para o Gabinete Presidencial:
http://www.avaaz.org/po/carta_para_lula
Obrigado por participar e compartilhar a convicção que as nossas vozes unidas podem influenciar as políticas que afetam todos nos.
Com esperança,
Alice, Graziela e toda a equipe Avaaz
-------------------------------------------
SOBRE A AVAAZ
Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas. Telefone: +1 888 922 8229
Para entrar em contato com a Avaaz escreva para info@avaaz.org. Você pode nos telefonar nos números +1-888-922-8229 (EUA) ou +55 21 2509 0368 (Brasil). Se você tiver problemas técnicos visite http://www.avaaz.org
Grato pela informação, Joe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Saudações, Murilo.
Mesmo que muitas decisões dependam apenas de uma "canetada" de um engravatado que não liga a mínima pra mais ninguém além de seu próprio umbigo, ações como essa - e resultados como esse obtido - ainda nos fazem crer que ainda existe uma saída.
Obrigado por divulgar essa "boa nova".
Postar um comentário