quarta-feira, 26 de maio de 2010
Os ninjas e sua história
Tomado por um dia de inspiração, resolvi posta mais uma "historinha" bem curiosa para os leitores deste blog. Muitos de nós, acredito, já ter visto algum filme, desenho ou até mesmo brincado ou ter chamado alguém pelo menos uma vez na vida de Ninja.
E sabemos que esse tipo de arte marcial teve sua origem no oriente, mais precisamente no Japão, mas como e qual o objetivo desse tipo de luta?
Os ninjas foram os criadores de uma arte marcial japonesa conhecida como ninjutsu. Trata-se de um conjunto de táticas de espionagem e assassinato, praticadas por guerreiros mascarados, especialistas em truques fraudulentos, diz o historiador Masanori Fukushima, da Universidade Takushoku, no Japão. Não se sabe onde termina a história e começa a lenda, pois, por ser uma técnica de espiões, o ninjutsu era secreto e transmitido apenas oralmente. Acredita-se que tenha surgido no reinado do imperador Shotoku (718-770) e se difundido por todo o Japão durante o período conhecido como Sengoku (1467-1568). O país passava por diversas guerras civis e as técnicas ninja começaram a ser adotadas por famílias que habitavam as montanhas no centro da ilha de Honshu, a maior do Japão. Quando necessário, as famílias se uniam para combater inimigos comuns.
Os ninjas praticamente desapareceram durante o período Edo (1603 a 1868), quando acabaram as guerras internas. Nessa época, as famílias ninja foram repudiadas pela sociedade feudal vigente, submetidas a taxas de impostos exorbitantes e à perseguição. Apesar disso, o ninjutsu continuou a existir, mais secreto ainda. Os principais inimigos dos ninjas eram os samurais, que ajudavam a manter o poder dos senhores feudais.
No período seguinte da história do Japão, iniciado com o império de Meiji, em 1868, tanto os samurais quanto os ninjas foram proibidos de usar armas. O objetivo de Meiji era integrar o país à era moderna e ao resto do mundo. No início do século 20, porém, os ninjas voltaram a ser usados como espiões, durante a ocupação da Manchúria, na China, pelo Japão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
eu sou um ninja, o ninja banana, e... FIRST! :D e ninguem come meu cu :D
Postar um comentário