quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2011, Reação e Alienação


Só percebi agora que ainda não tinha postado esse ano! Então já que não postei, e estou entediado, lá vai outra odisséia literária, comigo lutando com a criatividade à procura de um bom assunto. Pois bem, estou escrevendo.
Sinceramente, será que as pessoas acham graça em ser idiotas e tapadas? Estive conversando com dois amigos recentemente, e começamos a viajar sobre esses temas. Muito provavelmente, você que está lendo, é um alienado. Talvez eu também não esteja livre desse tipo de controle, e podem me chamar de hipócrita, tudo bem. O que quero tratar, mais especificamente, é como nós somos controlados e manipulados por uma série de segmentos e instituições da sociedade, que a cada vez mais transforma a geração do século XXI na mais hipócrita e covarde de todas as anteriores (aqui, crédito para meu amigo Fernando "Maurinho"). O século XX foi caracterizado pelas rupturas, pelas mudanças e quebras dos paradigmas. Isso trouxe benefícios, assim como também trouxe consequências gravíssimas. O século XXI se apresenta como a ressaca moral, a reação, a retomada de valores antiquados que passam a ter o caráter de necessários para o reestabelecimento de uma ordem forjada e idealizada. Porém, esses valores estão agora todos juntos, como fantasmas assombrando unidos o mesmo lugar. Igreja, Estado, Polícia e valores morais estão suspensos sobre nossas cabeças, prontos para serem soltos e impostos. No meio dessa dança, está você.
É obvio que toda mudança repentina, ou toda experiência nova, geram erros e acertos. O problema está na forma como você irá observar esses fenômenos. A grande sacada da reação está aí, fazer com que os erros sejam mais relevados que os acertos! Criar um temor geral (muitas vezes podemos chamá-lo PÂNICO) para convencer os desavisados de que o mundo é muito melhor como era antes, sem direitos, sem liberdades e com uma ordem definida. Afinal, anarquia não é consciência coletiva, para eles é bagunça!
A Igreja continua impondo seus dogmas, de forma mais velada, é claro, mas ainda aliciando pessoas a cumprirem o roteiro do bom cristão, para terem proteção e suas almas salvas, mesmo que para isso tenham que fazer coisas condenadas na própria bíblia. Assim como na Idade Média, estamos mais próximos da escuridão que tapa os olhos e não deixam enxergar o problema, e mais longe da lucidez que poderia resolvê-los. Ah, sem esquecer do religious business! Vai um livro do Edir?
O Estado continua Estado. Aí estão as leis, a politicagem e a falta de vontade, que vivem com saúde devido o desinteresse da maioria. Por outros lugares vemos ditaduras, sistemas viciados e conchavos. E algumas ditaduras que não são ditaduras, diga-se de passagem. E continua o Estado defendendo os velhos interesses burgueses, com a polícia ao lado, esmagando quem é contra.
Enquanto tudo isso acontece, estamos nós na internet, interagindo no twitter, vendo fotos no orkut e compartilhando fofocas no msn. Aliás, nossa única relação com pessoas, e que não envolve contato físico. Além da internet, assistimos os mesmos programas de tv, compramos as mesmas roupas iguais, ouvimos a mesma música, vibrando por estar dentro do padrão, e rindo de quem está de fora.
Vivemos contentes por trabalhar, rezar, se relacionar sem contato físico e estar dentro de um seleto grupo social que se diverte fazendo tudo igual. Cada vez menos há espaço para a criatividade, para o diferente, para o autêntico, para o ser... Somos as peças, as engrenagens e o combustível dessa máquina falida, mas que ainda resiste devido ao nosso esforço involuntário que fazemos ao fechar os olhos para o mundo.
Dica do dia: Procure uma diversão nova, que nunca tenha feito antes, e estimule sua criatividade de algum jeito.
Por hoje é só. Tenham um bom ano!

2 comentários:

Bianca Rie disse...

Já fazia um tempo que não lia um post. E sorte que escolhi o seu pra ler, o post é muito bom.
Realmente, sou uma alienada e não faço nada para mudar o que acho errado. Inclusive essa minha visão de que tem coisa errada e fico na minha.
Feliz Ano Novo, Mu!

(obs: só que nesses últimos tempos eu nem tenho mais mantido contato com meus amigos pela internet, tá? Nem tenho entrado mais :P)

Amanda Carolina disse...

aii, professor de história. Adoorei. Escreve mto³ beem. Continue assim. ^^